quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Árvore Genealógica



         



Nós, só somos nós, quando nos encontramos, quando sabemos as nossas origens e as nossas raízes.

A ida à terra, estar na casa de família e descobrir fotos antigas de parentes já falecidos, despertou em mim, a curiosidade de saber afinal quem sou eu.

Chamo-me Ana Margarida, porque era o nome das minhas bisavós maternas.

Em conversa com uma cliente, fiquei a saber que o arquivo do Tombo, já pode ser consultado virtualmente através de tombo.pt.

Conseguimos consultar registos de batismos (onde consta os nascimentos), casamentos e óbitos, estando digitalizado por freguesias e por datas, até ao ano de 1900.

É o meu novo hobby.

Pedi uma certidão (não certificada) de nascimento da minha avó materna, na Conservatória do registo Civil por 2€. Com os dados facultados, calculei o ano em que o pai dela nasceu e na freguesia indicada descobri o registo de batismo do seu pai.



Da sua mãe não está a ser fácil, pois não a encontrei na freguesia indicada na certidão.
Em conversa com a minha mãe e recordando informação facultada pela minha avó, tenho a indicação que a minha  bisavó seria de Águeda, mas tenho 20 freguesias pertencentes a Águeda.

Com tempo vou montando este puzzle que me está a dar muito prazer.

E vocês? conhecem as vossas origens?

Beijos

Ana

3 comentários:

  1. Conheço a minha árvore genealógica até aos meus bisavós. Inclusivamente tenho dois avós, o avô e a avó paterna nasceram ainda em 1800... mas gostava de ir mais para trás ainda ;)

    ResponderEliminar
  2. Força Naná, é muito interessante a pesquisa.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha pensado em fazer a árvore genealógica, muito interessante mesmo.
    Quem sabe um dia ainda vou para a pesquisa.
    BJ e bom fim de semana.

    ResponderEliminar