Como vocês sabem, a minha filha mais nova, entrou este ano letivo para o 1º ano.
As exigências são muitas e até ao final do ano letivo, já tem de saber ler corretamente.
Devido à sua tenra idade e por vezes à sua falta de confiança, a Vitória não queria ler para não errar, e por vezes não conseguia identificar as letras.
Para evitar mais lágrimas, o que decidi fazer?
Um auxiliar de memória, recorrendo a um placar de cortiça e a um jogo de letras que me tinham dado já em 2ª mão.
Perguntam vocês; e deu resultado? Sim, deu. Ao início o placar andava sempre com a Vitória e agora já não é preciso o placar.
E vocês, quais as técnicas que utilizam para ajudar o desempenho dos vossos filhos?
Beijos
Ana
Curiosamente o meu filho começou a tomar contacto com as letras logo aos 3 anos, porque comprei um puzzle de espuma com as letras do alfabeto, para fazer de tapete para o quarto dele.
ResponderEliminarAos 3 anos e meio aprendeu o alfabeto, e aos 5 anos já sabia ler, aprendeu quase por ele próprio com alguma ajuda da professora do pré-escolar. Mas aos 4 anos ofereci-lhe um puzzle desses e foi assim que ele foi aprendendo melhor as letras e a ler ;)